Páginas

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

7 habilidades capitais para ter sucesso no mercado de trabalho

7 habilidades capitais para ter sucesso no mercado de trabalho

Flávia Benvenga

Em menos de uma década, o mundo do trabalho mudou radicalmente. Profissões desapareceram; novas surgiram e, sabe-se, o futuro incuba outras tantas especialidades que ainda sequer conseguimos imaginar. Para não perder o trem da história, alcançar sucesso profissional ou simplesmente para entrar nesse planeta chamado trabalho, é necessário ter uma série de pré-requisitos e habilidades que, na maioria das vezes, as escolas não ensinam.



Não basta dominar perfeitamente as disciplinas e as técnicas da sua profissão. É preciso ser criativo, saber administrar conflitos, trabalhar em equipe, usar perfeitamente a linguagem oral e escrita, desenvolver a inteligência emocional... Ufa! Mas o que fazer para chegar lá? Os caminhos são vários. O aprendizado, porém, depende exclusivamente de cada um.

'As dificuldades humano-profissionais para assumir tanta informação importante e aprendizado obrigatório para o trabalho aumentaram', observa Ruy Fernando Ramos Leal, superintendente geral do Instituto Via de Acesso, ONG fundada no ano passado que tem como objetivo capacitar e inserir estudantes no mercado de trabalho. 'E cresceu também a incapacidade de entendimento para onde se está indo e o que isso tem a ver com o futuro profissional de cada um e sua permanência no mercado de trabalho. 

Tudo está mudando rápido demais e a competência do agora está morrendo'. Por isso, a importância de estar atualizado e manter acesa a chama da vontade de ampliar conhecimento.

O seminário

Para analisar e discutir as habilidades fundamentais e lançar outras questões na cabeça de quem almeja ser um vencedor, o Instituto Via de Acesso reuniu recentemente em um seminário, em São Paulo e Ribeirão Preto, especialistas de diversas áreas do conhecimento para despertar, dar dicas e ajudar no desenvolvimento de cada um. Os principais temas do seminário foram escolhidos após uma série de indagações realizadas pela ONG junto a empresários e executivos brasileiros. 'Descobrimos o que eles querem do profissional/estudante e, a partir desses desejos, elaboramos não apenas o seminário, mas todo o projeto de trabalho a ser desenvolvido pela entidade', explica Leal.



Participaram do evento, intitulado As sete habilidades capitais para se manter no mercado de trabalho + Seus novos rumos e oportunidades, empresários, executivos, recém-formados, estudantes e educadores. Mas para quem não pôde acompanhar as palestras, VENCER! traz com exclusividade uma síntese do que foi apresentado por Reinaldo Polito, Flávio Gikovate, Paulo Gaudêncio, Simon Franco, Odilon Soares Leme, Içami Tiba, Eurico Bras e Walter Barelli. Confira a seguir.

Os temas

1. A Comunicação Verbal
Sem Essa Habilidade Você Não se Valoriza!
Reinaldo Polito

2. A Inteligência Emocional
Saiba Usar a Sua para Crescer Profissionalmente

Flávio Gikovate

3. Esse Negócio de Criatividade só Existe em Sua Imaginação
Paulo Gaudêncio

4. Os Super-Heróis Corporativos: o que É e como Ser!Simon Franco

5. Saber Escrever Corretamente
A Sua Imagem e de Sua Empresa em Jogo!
Odilon Soares Leme



6. Relacionamento Interpessoal
Você Pode Ser o Seu Pior Inimigo
Içami Tiba

7. Tecnologia ou Tecnologia
Não Há outro Caminho Possível
Eurico Brás



8. Os Novos Rumos e as Novas Oportunidades do Mercado de TrabalhoWalter Barelli

Comunicação Verbal - Sem essa habilidade você não se valorizaPor Reinaldo Polito

 Quer saber mais:





0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?