Páginas

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Centenário Luiz Gonzaga


Asa Branca – Luiz Gonzaga

Quando "oiei" a terra ardendo
Qual a fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de "prantação"
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
"Intonce" eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
"Intonce" eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Hoje longe, muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão
Quando o verde dos teus "óio"
Se "espaiar" na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu vortarei, viu
Meu coração
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu vortarei, viu
Meu coração

Vamos estudar um pouquinho a música?

1.    Muitas palavras estão escritas de forma não convencional no texto. Localize-as e reescrevendo na forma convencional:






2.    Por que essas palavras estão escritas de forma diferente?





3.    Você conhece todas as palavras do texto? Faça a correspondência, se tiver dúvida, consulte um dicionário:


(A) Fornalha
(B) Braseiro
(C) Alazão
(D) Légua


(     ) Recipiente de louça, de metal, para brasas; qualquer lugar onde há brasas. / Conjunto das brasas que sobram de um incêndio, que restam de uma fogueira. / Brasido, fogareiro.
(     ) Medida itinerária antiga, de valor variável.
(     ) Cavalo de cor de canela.
(     ) Forno grande; forja. Forno de máquina a vapor. Fig. Calor excessivo, lugar muito quente: esta casa está uma fornalha.

4.    A música narra a história de alguém que foi-se embora do sertão. Assinale a alternativa que justifica essa afirmação:

(     ) O sertanejo foi embora porque perdeu seu grande amor.
(     ) O sertanejo resolveu ganhar a vida em outro lugar.
(     ) O sertanejo foi-se embora porque estava triste com as condições do sertão.

5.    De acordo com a música, o sertanejo planeja voltar. Copie da música o trecho que comprove a volta dele.





6.    Faça um desenho ilustrando a música:

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?