Páginas

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Constance Kamii




Natural de Genebra-Suiça. Filha de pais japoneses, viveu no Japão até os 18 anos, transferindo-se depois para os Estados Unidos, onde em 1955 bacharelou-se em Sociologia no Pomona College. 

Na Universidade de Michigan terminou o mestrado de Educação em 1957 e doutorou-se em Educação e Psicologia na mesma universidade em 1965.
Aluna e colaboradora de Jean Piaget, fez diversos cursos de pós-doutoramento nas universidades de Genebra e de Michigan, ligados à Epistemologia Genética e a outras áreas educacionais relacionadas à teoria piagetiana e de outros pesquisadores.

Autora de diversos trabalhos editados na Europa, Estados Unidos e Japão, a autora está atualmente desenvolvendo suas pesquisas na Escola de Educação do Alabama-USA.

Constance Kamii trata das questões da natureza do número; objetivos para "ensinar"número; princípios de ensino; situações na escola que podem ser usadas pelos professores para "ensinar"número, a prática pedagógica de professores.

Enfatiza a importância do conceito de quantidade e suas múltiplas aplicações na vida de nossas crianças, com todas as conseqüências pedagógicas.

Parte da afirmação de Piaget "O jogo é um tipo de atividade particularmente poderosa para o exercício da vida social e da atividade construtiva da criança", assim pontua em seus trabalhos os jogos em grupo, como fator de importância para o desenvolvimento da capacidade cognitiva e interpessoal, sendo mais eficiente e prazeroso, ao invés de folhas de exercícios e atividades similares.

"A crescente capacidade de jogar em grupo é uma conquista cognitiva e social de grande importância…que deve ser encorajada antes dos cinco anos e estimulada depois dessa idade".

Kamii nos apresenta dois aspectos importantes:



    • primeiro relacionado com o respeito pela criança, o conhecimento sobre o desenvolvimento de sua inteligência e relações com o meio e também com a importância dada ao trabalho dos professores;
    • o segundo, mais aprofundado no Apêndice, relacionado com a finalidade dos processos educacionais utilizados pelas escolas.
Vê a "autonomia" como finalidade da educação.
Fonte:  http://www.psicopedagogia.com.br
________________________________
Ganhei meu primeiro selinho!! Iupiiii!!  
  
 Quem me deu esse selinho foi a Danúbia Rocha, minha segunda seguidora!! O blog dela é incrível!! http://patatitralala.blogspot.com/


____________________________________


Quem recebe o selo, deve seguir algumas regrinhas, estas visam indicar para Sunshine Award mais alguns blogs para que sejam analisados e possivelmente premiados.


Aí vão as regrinhas:

1- Criar um artigo sobre o prêmio;
2- Criar um link do blog que o indicou.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?