Páginas

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Leitura

Em uma época em que a tecnologia está em alta, como incentivar a leitura em nossos alunos?

Como competir com os videogueimes, playstations, Internet e outras invenções criativas que surgem diariamente?

O livro precisa ser redescoberto! Nossos alunos tornam-se mentes preguiçosas dia após dia com a falta de leitura.

Trabalho com 40 alunos do fundamental I, e estou desenvolvendo um projeto de leitura com eles.

Já senti alguns resultados... alunos que torciam o nariz quando eu propunha uma visita à biblioteca, hoje me perguntam quando iremos à biblioteca. Isso me deixa muito feliz!!

Recentemente, fiz um curso com a Glaucia Lombardi (Sieeesp) sobre como trabalhar a leitura com as crianças. Foi um curso rápido, que me trouxe muitas ideias.

Hoje apliquei uma atividade que aprendi no curso.

O objetivo é criar histórias a partir da ilustração de um livro. Coloquei dois livros em um saquinho transparente, escondendo o resumo de cada um deles. Os alunos só tiveram acesso a capa do livro.

Solicitei que eles buscassem todas as informações contidas na capa e criassem uma história com essas informações.

Alguns alunos tiveram um pouco de dificuldade. Temeram escrever a história "errada". Depois de muita conversa eles se soltaram e deixaram a imaginação fluir. Foi muito bom.


  













 













 














 















 

Em seguida, solicitei que eles lessem o resumo do livro e comparasse com a história escrita por eles. Claro que eles escreveram diferentes, e, a princípio, ficaram meio confusos, achando que fizeram errado, depois entenderam que o principal objetivo não era adivinhar a história, mas sim criar uma nova história.






 















Foi um atividade muito produtiva!!

Sissy
 



 

1 comentários:

Sabrina Lacerda disse...

Muito legal essa atividade!

Sem dúvidas, precisamos resgatar o maravilhoso hábito da leitura.

Parabéns!
Sabrina

Postar um comentário

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?