O conteúdo por si só já é complicado. Imagine ensiná-los a montar a conta adequadamente no caderno, usando as linhas corretamente, sem amontoar os números?
As crianças ainda não tem a coordenação espacial totalmente definida, por isso a dificuldade na utilização do espaço para montagem das contas.
No começo, eu passava as continhas na lousa e ia de mesa em mesa auxiliando-os a copiar corretamente... mas perdia muito tempo passando as contas na lousa, então tive a ideia de montar fichas com contas de adição e subtração para que eles façam sozinhos.
Claro que tudo tem um grande treino. No início do ano, faço as contas com eles na lousa, umas três vezes. Depois vou deixando-os mais independentes.
Uso as fichas em diversos momentos: como lição de casa, como um complemento para os que terminaram a tarefa, como reforço de matemática, etc.
Estou postando duas matrizes, uma de adição e outra de subtração. Você deve imprimir a quantidade suficiente para sua turma. Em seguida, coloque os números dentro das matrizes. Eu monto cada ficha com contas diferentes, assim, tenho fichas para trabalhar o ano todo, sem que a criança repita contas.
No canto de cada ficha há um quadrado para você numerar as fichas. Isso vai facilitar que a criança não faça fichas repetidas e também na hora da sua correção.
Depois que você escrever os números, é interessante plastificas as fichas para que durem mais.
Seguem abaixo o modelo de gabarito que facilitará na hora de corrigir e um para anotar os números das fichas que cada aluno já usou. Parece trabalhoso, mas é muito simples de usar.
Gabarito
Planilha para anotar as fichas que cada um já usou.
Qualquer dúvida, estou à disposição pelo email: limasissy@ig.com.br
0 comentários:
Postar um comentário