Páginas

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Ciclo da água


Pode parecer uma atividade simples, mas requer algumas habilidades e conhecimentos da criança.

Por meio desta paisagem você pode avaliar os conhecimentos que a criança tem sobre o ciclo da água, estados físicos da água, paisagem, importância dos rios e das áreas verdes, etc.

Na disciplina de Língua Portuguesa é possível aproveitar a atividade na elaboração de pequenos textos ou frases, parágrafos, pontuação e ortografia.



Adição e subtração no caderno

Trabalhar adição e subtração com os alunos de 2o. ano não é uma tarefa fácil. 

O conteúdo por si só já é complicado. Imagine ensiná-los a montar a conta adequadamente no caderno, usando as linhas corretamente, sem amontoar os números? 

As crianças ainda não tem a coordenação espacial totalmente definida, por isso a dificuldade na utilização do espaço para montagem das contas.

No começo, eu passava as continhas na lousa e ia de mesa em mesa auxiliando-os a copiar corretamente... mas perdia muito tempo passando as contas na lousa, então tive a ideia de montar fichas com contas de adição e subtração para que eles façam sozinhos.

Claro que tudo tem um grande treino. No início do ano, faço as contas com eles na lousa, umas três vezes. Depois vou deixando-os mais independentes. 

Uso as fichas em diversos momentos: como lição de casa, como um complemento para os que terminaram a tarefa, como reforço de matemática, etc.

Estou postando duas matrizes, uma de adição e outra de subtração. Você deve imprimir a quantidade suficiente para sua turma. Em seguida, coloque os números dentro das matrizes. Eu monto cada ficha com contas diferentes, assim, tenho fichas para trabalhar o ano todo, sem que a criança repita contas.

No canto de cada ficha há um quadrado para você numerar as fichas. Isso vai facilitar que a criança não faça fichas repetidas e também na hora da sua correção.



Depois que você escrever os números, é interessante plastificas as fichas para que durem mais.

Seguem abaixo o modelo de gabarito que facilitará na hora de corrigir e  um para anotar os números das fichas que cada aluno já usou. Parece trabalhoso, mas é muito simples de usar.


Gabarito



Planilha para anotar as fichas que cada um já usou.


Qualquer dúvida, estou à disposição pelo email: limasissy@ig.com.br

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?