Páginas

domingo, 31 de julho de 2011

Ditado mudo

Produção de texto

Entrevista

sábado, 30 de julho de 2011

Reciclagem


Dez Sacizinhos - Tatiana Belinky

Sugestão de leitura com tema folclórico





































Retirado do blog: http://www.alemdogiz.com/

Diferenças de época


Documentos de identificação


Diferenças


Reciclagem


sexta-feira, 22 de julho de 2011

Facebook, Twitter e YouTube: eles podem ser os melhores amigos dos seus estudos.


Facebook, Twitter e YouTube: eles podem ser os melhores amigos dos seus estudos.
Thiago Minami 
Uol Notícias


Se você considera Facebook, Twitter e YouTube companheiros só para a hora do lazer, está na hora de pensar diferente. Ferramentas como essas podem ser seus melhores amigos nos estudos, dizem especialistas de tecnologias da educação.
Quer escrever melhor? Conte com a ajuda de Twitter, Wikipédia e um blog. Treinar línguas estrangeiras? O Facebook pode dar uma bela mão. Entender melhor a reprodução das plantas gimnospermas? Talvez a resposta esteja lá no YouTube, entre todos aqueles vídeos de palhaçadas. São usos como esses e muitos outros que estão fazendo das ferramentas aliadas do aprendizado.

As novas tecnologias nos tornaram consumidores vorazes de informação. Ao mesmo tempo, nos deram instrumentos poderosos para nos comunicar com quantas pessoas quisermos. “Nesse processo, podemos aprender muito mais sobre nós mesmos e o mundo”, diz Will Richardson, em seu livro Blogs, wikis, podcasts and other powerful Web tools for classrooms (Ed. Corwin, sem tradução para o português).

Não caia em armadilhas
Mas para tirar o melhor proveito da internet sem cair em armadilhas, é preciso responsabilidade e um tanto de cuidado. Isso é verdade principalmente para os mais novos, que em muitos casos aprenderam sozinhos a se virar no mundo virtual sem ter um guia. “A escola precisa ajudá-los nisso, pois tem por função preparar os alunos para a vida. Essa função cabe também aos pais”, diz Marcos Telles, consultor da DynamicLab, empresa especializada no uso da tecnologia no ensino.
É preciso preparo para entender as consequências do que se faz na internet. Também é essencial ter em mente que nem toda informação é confiável. Isso vale para os adultos também, para protegerem a si próprios e desempenharem o papel de mediadores na hora de falar sobre o assunto com os pequenos.
“É um trabalho em parceria. Os jovens sabem mais sobre tecnologia, enquanto os mais velhos têm mais noção sobre os riscos envolvidos”, diz Valdenice Minatel, coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo (SP).


Fonte: INFORMATIVO ESPAÇO IN - terça, 05 de julho de 2011

A matemática e a sua influência no desenvolvimento da criança pequena

A matemática e a sua influência no desenvolvimento da criança pequena
Viviani Zumpano
Coordenadora pedagógico-educacional do Berçário Les Enfants d'Emilie
Desde o nascimento as crianças se encontram imersas em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante, pois participam de uma série de situações envolvendo números, relações entre quantidades, noções espaciais.

Utilizando recursos próprios e pouco convencionais, recorrem à contagem e operações para resolver problemas cotidianos, também observam e atuam no espaço ao seu redor e, aos poucos, vão organizando seus deslocamentos, descobrindo caminhos, estabelecendo sistemas de referência, identificando posições e comparando distâncias.
Essa vivência inicial favorece a elaboração de conhecimentos matemáticos.

Os bebês e as crianças pequenas estão começando a conhecer o mundo e a estabelecer
as primeiras relações com ele. As situações cotidianas oferecem oportunidades privilegiadas para o trabalho com a especificidade das ideias matemáticas. As atividades psicomotoras, as rodas de conversa, história, música, os jogos e as brincadeiras permitem a familiarização com
elementos espaciais, temporais e numéricos, sem imposição.
Na Educação Infantil, o envolvimento da criança com esta área do conhecimento ocorre por meio de inúmeros momentos, dentre eles, nas atividades de movimento nas quais o espaço físico é modificado por meio da construção de diferentes circuitos de obstáculos. Os materiais utilizados são simples: cadeiras, mesas, pneus, bambolês e panos por onde as crianças possam engatinhar ou andar — subindo, descendo, passando por dentro, por cima, por baixo — permitem a construção gradativa de conceitos, dentro de um contexto significativo, ampliando experiências.

As brincadeiras de construir torres, pistas para carrinhos e mini-cidades com blocos de madeira ou encaixe, possibilitam representar o espaço numa outra dimensão.
Assim, os conceitos matemáticos não são o pretexto nem a finalidade principal a ser perseguida. As situações vivenciadas por nossas crianças têm um caráter múltiplo, proporcionando interesse e estabelecimento de relações - mesmo que de maneira primitiva - que irão resultar em sólidas aprendizagens.
Fonte: INFORMATIVO ESPAÇO IN - terça-feira, 05 de julho de 2011IN

Jogo da maior soma

Jogo: o dobro ou a metade

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Produção - discurso direto e indireto


Jogo de adição

Dobro - Caça-palavras

Alfabeto Numérico


quarta-feira, 20 de julho de 2011

Relacionamento Professor E Aluno

Relacionamento Professor E Aluno



50 maneiras de mostrar aos seus alunos o quanto você se importa com eles
De acordo com uma pesquisa, apenas um a cada quatro alunos do 6o. ano ao ensino médio dizem que as suas escolas oferecem uma ambiente acolhedor. Esta constatação é surpreendente!
Como podemos inspirar os alunos a mostrar empatia uns pelos outros, se nós falhamos em mostrar isso em nós.
Na verdade, nós nos importamos muito, porém nosso foco está centrado apenas no desenvolvimento acadêmico e acabamos por ignorar os pequenos gestos que demonstram carinho.
Interessante dizer que, o menor caminho para o sucesso acadêmico de muitos alunos é através dos seus corações. Eles não se importam com quanto nós sabemos, o que eles querem saber é o quanto nós nos importamos.
Aqui vão 50 dicas que, se praticadas diariamente, garantirão o seu nome no Hall da Fama e no coração dos seus alunos:
01. Aprenda o nome dos seus alunos
02. Lembre a data de aniversário deles
03. Pergunte como eles estão e/ou como se sentem
04. Olhe nos olhos quando conversar com eles
05. Ria junto com eles
06. Diga mais SIMs
07. Seja você mesma, nada de superficialidades ou tipos
08. Repare quando eles estiverem agindo diferente
09. Compartilhe do entusiasmo deles
10. Envie uma carta ou um bilhete para eles quando estiverem ausentes
11. Repare quando eles não vierem para a escola
12. Chame-os, mesmo que seja apenas para dizer `olá`
13. Converse a respeito dos sonhos deles ou do que os afligem
14. Aprenda com eles as coisas que só eles sabem fazer
15. Esteja sempre disponível para eles
16. Apareça nos eventos que eles realizarem
17. Encontre interesses em comum com eles
18. Desculpe-se quando fizer algo errado
19. Ouça a música favorita deles, com eles
20. Acene e sorria, mesmo quando você estiver vendo-os de longe
21. Agradeça-os por tudo o que eles fizerem ou disserem
22. Deixe claro o que você gosta neles
23. Recorte figuras, artigos, separe revistas que possam interessá-los
24. Cumprimente-os por todas as coisas bacanas e corretas que eles fizerem
25. Dê-lhes sua atenção individual
26. Peça a opinião deles
27. Apresente-os para seus amigos
28. Diga-lhes o quanto você gosta de estar com eles
29. Procure conhecer os Pais e os amigos deles
30. Ajude-os a tornarem-se experts em algo
31. Demonstre entusiasmo ao vê-los
32. Conte-lhes sobre as coisas que você gosta
33. Elogie mais, critique menos
34. Peça a ajuda deles quando não souber fazer algo
35. Acredite neles
36. Comemore a individualidade deles
37. Permita que eles errem e aprendam
38. Inclua-os na conversa, jamais deixe-os de fora
39. Respeite-os
40. Seja compreensiva quando eles tiverem um dia ruim
41. Aprecie a personalidade deles, aceitando-os como eles são
42. Encoraje-os a ajudar os outros
43. Faça o que eles gostam de fazer, afinal você também é uma pessoa normal
44. Encoraje-os a pensar grande e a ter metas desafiadoras para a vida
45. Celebre quando eles começarem e finalizarem algo importante
46. Agradeça as sugestões deles
47. Pergunte por eles quando estiverem doentes ou ausentes
48. Apresente-os as pessoas de destaque que você conhece
49. Coloque-se à disposição quando eles precisarem
50. Ame-os, apesar de tudo
Professores, esses 50 comportamentos traduzem a essência do que é criar um relacionamento baseado no Amor e não na nota bimestral. Lembre-se disso na próxima aula.
Roseli Brito é Pedagoga – Psicopedagoga – Coach de Família
Ajudo as Escolas e Educadores na :
1) Implantação do Programa de Resolução de Conflitos 2) Aplicação do Programa de Gerenciamento da Sala de Aula
3) Fidelização e Captação de Alunos
==============================================================Perfil Perfil do Autor

Roseli Brito é Pedagoga – Psicopedagoga – Coach de Família Ajudo as Escolas e Educadores na: 1) Implantação do Programa de Resolução de Conflitos 2) Aplicação do Programa de Gerenciamento da Sala de Aula 3) Fidelização e Captação de Alunos ================================================================Fonte do Artigo -http://professoressolidarios.blogspot.com/2010_10_29_archive.html

Calendário

Geografia






História



Interpretação de texto



Amazônia - by Maurício de Souza
















  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?