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terça-feira, 23 de novembro de 2010

Projeto Pedro Bandeira - O fantástico mistério de Feiurinha

Durante o desenho das personagens do livro "O Fantástico Mistério de Feiurinha", os alunos levantaram um questão: a solteirice de Chapeuzinho Vermelho.

Resolvemos, então, mudar o final de sua história para que ela não ficasse solteiro no mundo do "viveram felizes para sempre"!

Assim que as produções ficarem prontas, postarei algumas.

Cruzadinha de sinônimos

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Projeto Pedro Bandeira

Desenhando as personagens

Essa atividade, assim como todas as outras do Projeto Pedro Bandeira, faz farte portifólio que estou montando com os alunos do 3o., 4o. e 5o. anos.

Foi muito divertido trabalhar Pedro Bandeira e, embora nosso tempo não tenha permitido muitas coisas, consiguimos nos apaixonar pelo autor, quero dizer, eu já era sua fã, mas os aluno não o conhecia. Foi paixão à primeira "leitura"!! Gostarm tanto que, alguns, até compraram outras obras do Pedro...

Sucesso!!


 

Projeto Pedro Bandeira - A droga da obediência

Misteriosamente vários alunos dos melhores colégios da classe alta paulistana,desaparecem sem deixar pistas. É aí que entra em ação "Os karas", uma turma de adolescentes do colégio Elite, formada por Miguel, Calú, Crânio, Magrí e Chumbinho.
Eles decidem investigar por conta própria os desaparecimentos, já que a polícia não tem nenhuma pista. Depois de muita investigação, eles descobrem quem está por trás dos desaparecimentos: O terrível e paranóico doutor Q.I.
Esse cientista maluco está usando cobaias humanas para testar a sua descoberta; "A droga da obediência".
Essa droga torna as pessoas dóceis e obedientes, obedecendo à qualquer ordem sem questionar, podendo executar uma ordem até a exaustão total.
Mas, é claro que "Os karas" irão usar de toda a sua coragem, inteligência e perspicácia para desmascarar o doutor Q.I e salvar o mundo da sua loucura.
Essa empolgante história, além de prender à atenção do começo ao fim, também é uma sutil crítica à nossa sociedade. Afinal, quais são as "Drogas da obediência" da sociedade atual? Seriam os meios de comunicação de massa? Os modismos? A ditadura da beleza? Fica a pergunta...

Ficha de leitura





Projeto Pedro Bandeira - O mistério da fábrica de livros

Uma história que mostra o processo fascinante da produção de um livro junto com a emoção do primeiro amor de uma menina… Laurinha encontrara e agora via desfazer-se o seu primeiro amor. Um namoro inocente que havia sido registrado pela imagem de um coração entalhado a canivete no tronco de um eucalipto. Mas até o seu eucalipto tinha sido derrubado… Uma história vibrante e delicada, que entrelaça dois enredos: a história do amor de uma adolescente e-a história da produção de um livro, o único veículo capaz de eternizar todas as histórias de amor.

Ficha de leitura


Projeto Pedro Bandeira - O fantástico mistério de Feiurinha

A divertida história de Pedro Bandeira gira em torno de um grande mistério que agita todo o mundo do faz de conta: a Princesa Dona Feiurinha do Encantado tinha desaparecido do país das Fadas.

Outros personagens do reino, como Cinderela, Branca de Neve, Rapunzel e Chapeuzinho Vermelho, entre muitas outras, ficam com medo de que isto também aconteça com elas e decidem enviar um emissário ao Escritor para que ele possa decifrar o mistério.

O Escritor, de início cético diante do mensageiro, recebe a inesperada visita daqueles personagens das histórias de fadas que povoaram sua infância. Acaba se convencendo de que o mundo encantado e seus habitantes fazem parte da realidade, mesmo que esta realidade seja a da imaginação. Decide, então, ajudá-los a descobrir o que ocorreu com a Princesa Feiurinha.

Com auxílio de sua velha governanta Jerusa, ele recupera a história de Feiurinha e chega à conclusão de que ela desaparecera porque não tinha sido registrada por nenhum escritor. Portanto, a história não poderia sobreviver na imaginação infantil, nem mesmo na de qualquer leitor, porque sem o auxílio dos livros, dificilmente poderiam conhecê-la. Só alguém como Jerusa que ouviu a avó contá-la há mais de sessenta anos teria condições de se lembrar. O Escritor decide então recuperar a história da princesa desaparecida e registrá-la em livro.

Ficha de leitura


segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A menina que brincava com as palavras

Por Fabiana Barboza

Autor: Fabiano dos Santos
Ilustrador: Daniel Diaz
Editora: Cortez


A menina que brincava com as palavras trata-se de uma deliciosa brincadeira literária de Fabiano dos Santos. É possível destacar na obra não apenas sua qualidade literária, mas a importância da literatura, já que o autor apresenta um texto cheio de encantamento por ela, incentivando o leitor a deliciar-se com as palavras, a mergulhar no fantástico mundo da literatura.

Esse mundo apresentado pelo autor no texto oferece uma conexão entre a imaginação e a realidade. Na verdade, a imaginação está presente todo o tempo na vida “real” da menina do texto, Ana. É por meio da forma como Ana vê a presença da literatura no mundo que o convite para o leitor entrar ou trazer literatura para sua vida é feito.

Outro aspecto importante explorado pelo autor é a necessidade de a literatura estar presente na vida não apenas das crianças letradas, mas de todas elas, inclusive na dos bebês. Presença que se faz pela contação de histórias e pelo contato das crianças pequenas com as imagens, os sons, os cheiros, enfim, pelo contato com o mundo que as cerca.

Também é possível explorar, a partir do texto, a ideia de que as palavras nos levam a mundos desconhecidos. Por meio delas, podemos entrar em contato com coisas novas. Essa parte do texto é bastante poética, já que o autor estabelece a relação entre as palavras e o nascimento dessas coisas novas para os leitores.

O texto ainda pontua a força que as palavras têm. Trata-se de apresentá-las como base para as histórias, as decisões, a forma de encarar os problemas existentes e também os sentimentos que surgem quando entramos em contato com os vocábulos presentes no mundo.

O autor foi muito feliz ao inserir no texto as possibilidades de trabalhar as palavras com as crianças que ainda não dominam a língua portuguesa, sobretudo quando apresenta as palavras que podem ser escritas a partir da palavra paralelepípedo, os significados que uma mesma palavra pode ter (como manga — de camisa ou a fruta —, folha — papel ou planta —, etc.) e a orientação espacial da leitura (quando fala em ler as palavras de trás para frente ou na frente do espelho). O interessante é que tais alternativas não estão didatizadas no texto, o autor conseguiu manter o encantamento literário também nesses trechos.

Está presente no texto o estímulo à ação de escrever. Tal ação também é apresentada de forma poética no livro, já que o autor estabelece uma conexão entre o silêncio e a contemplação de folhas de papel em branco. Da mesma forma, trata do ato de escrever como a ação de povoar o vazio com um poema.

É possível perceber a sincronia que existiu entre o autor e o ilustrador, a exemplo da ilustração que representa diversas palavras: palavra solta no ar — vento; palavra fisgada no anzol — peixe; palavra plantada no chão — flor; etc. O ilustrador Daniel Diaz manteve o equilíbrio entre a descrição, a imaginação e a poesia em suas ilustrações, o que torna ainda mais prazerosa a leitura da obra.
Enfim, A menina que brincava com as palavras é um livro bem estruturado e que deve ser trabalhado com crianças das mais variadas idades e (por que não?) com adultos que se encantam com o poder da literatura.





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